Hortas Externas

“Ter acesso a alguns legumes e verduras frescas, cultivados sem uso de defensivos agrícolas é bom na medida em que facilita o acesso das famílias a este tipo de alimento”
Entre as opções que podem ser plantadas nesses recipientes estão os temperos como hortelã, alecrim e manjericão. De baixo valor calórico, essas hortaliças são ricas em vitaminas e minerais. Além disso, elas também incrementam o sabor da comida sem prejudicar a saúde. “Elas têm múltiplos usos na alimentação, e muitas vezes, o seu uso faz com que as pessoas consigam reduzir o consumo de sal, o que já é por si só, uma medida muito saudável”
 
Quatro jardins verticais para áreas externas:  
Dentro ou fora de casa, em pequenos trechos de muro ou fachadas inteiras, diferentes jardins fazem bonito.

JARDIM SUSPENSO: A fachada deste edifício revela uma preocupação sustentável:“Utilizamos a superfície de 40 m² para dispor a estrutura feita de tubos de creme dental prensados a 5 cm da parede, o que dispensa impermeabilização. Uma camada de feltro irrigada por automação serve de berço para as espécies, e toda a água que retorna é reciclada para refazer o processo”.Detalhe importante: aqui são bem-vindas espécies epíftas (vivem sobre outras plantas) e litóftas (crescem sobre rochas), como samambaias, columélias e russélias. A preocupação com o entorno deu origem a este sistema de jardim vertical sustentavel, que se adapta a grandes aréas.

BELEZA DEFINITIVA: Depois de passar por um processo químico de preservação – as folhagens naturais são desidratadas e ganham um tratamento que as deixa intactas por cerca de três anos – as plantas deste painel dispensam qualquer tipo de cuidado. O jardim (2,20 x 7,30 m) tem entre suas espécies avencas, aspargos e orquídeas (estas últimas, artificiais). O conjunto, bem distribuído, está fxado sobre uma tela metálica diante de uma parede pintada de verde. Como manutenção, basta a limpeza das folhas para a conservação de seu aspecto natural. Avencas e aspargos são de verdade, mas sua beleza está congelada no tempo graças ao tratamento que os mantém desidratados.

PAINEL MULTICOR: A diversidade de formas e cores é o trunfo deste jardim tropical, “A técnica é simples: usamos blocos de concreto da Neo-Rex para cobrir por completo uma parede de 3 x 8 m”. A baixa necessidade de manutenção é um dos pontos positivos do sistema, junto com a facilidade de instalação (impermeabilize a parede onde o muro será erguido) e o baixo custo do conjunto. “Até que as plantas se adaptem ao novo local é preciso atenção redobrada às regas,feitas manualmente”, alerta o arquiteto. Atente para adubações constantes e regas regulares, já que o bloco comporta pouco substrato


 



COMO UM NINHO: Folhagens exuberantes e volumosas trazem vida. Blocos cerâmicos em formato de cunha para que as plantas sejam encaixadas e se desenvolvam bem. O muro, que fica em local coberto, mede 3,10 x 5,58 m. A instalação dispensa quebraquebra: o assentamento usa argamassa flexível para combinar dois tamanhos de peças. A irrigação automatizada nas floreiras (execução da natural paradise) garante que a vegetação permaneça viçosa.









Olhem como dá outra aparência no local como o verde dá vida, uma paisagem belissima até mesmo em um escritório, prédio e nos demais estabelecimentos, vale a pena investir !

Nenhum comentário:

Postar um comentário